Dores articulares crônicas

Dores articulares crônicas

As dores nas articulações, normalmente, podem ser descritas como uma sensação forte de desconforto, como incomodo ou como uma dor mesmo, que afeta uma ou mais articulações do corpo.

Esse tipo de dor pode ocorrer havendo ou não uma maior movimentação da articulação ou da musculatura em torno, podendo ser desde um caso simples de fadiga, até casos mais graves que chegam a limitar os movimentos.

Essas dores podem ser descritas como sensação de queimação, desconforto, rigidez articular, inflamação e outros.

O fato é que as articulações são estruturas bastante complexas, que incluem a extremidade dos ossos, a membrana sinovial, a cartilagem, os ligamentos, as bursas e os tendões.

É somente por causa delas que nosso corpo tem tanto movimento e também é por causa dessa grande movimentação que não é incomum ter dor nessas áreas.

Causas das dores articulares crônicas

Quem nunca teve dores nos joelhos, nas costas ou nos ombros pode se sentir privilegiado, certamente!

Isso porque as dores crônicas nessas regiões citadas chegam a atingir cerca de 15 milhões de pessoas somente no nosso país, segundo dados do Ministério da Saúde.

Quando ela não é tratada corretamente, essa dor ou inflamação articular pode acabar se desenvolvendo e evoluindo para problemas mais graves, tal como a osteoartrite.

Mais do que isso, diferentemente do que muitos acreditam, não é somente as pessoas da terceira idade que devem ficar atentas ao problema não. Isso porque essa é uma condição que pode afetar qualquer faixa de idade.

Sendo assim, caso as articulações comecem a dor sem que haja um motivo aparente, a recomendação médica normalmente é a aplicação de gelo ou calor para o alívio da dor, o Flex Caps funciona para tirar as dores também, sendo uma ótima opção natural para acabar com as dores.

Se a dor não diminuir, o mais indicado é procurar um médico especialista para evitar que dores passageiras se tornem dores articulares crônicas.

Dicas para evitar dores articulares crônicas

Embora não exista nada que possa, de fato, prevenir as dores articulares crônicas, existem algumas alternativas que podem ajudar, tais como:

  • Controle de peso: o sobrepeso pode aumentar a pressão sobre as articulações. Mais do que isso, a obesidade normalmente está associada com hábitos sedentários, o que significa menor suporte muscular.
  • Atividade física: a prática de atividade física é ótima para a saúde articular, visto que ajuda a controlar o excesso de peso e melhora o equilíbrio.
  • Dieta: aposte em alimentos ricos em cálcio e não esqueça da vitamina D, que ajudam a manter a densidade óssea e evitam problemas.
  • Não passo tanto tempo sentado: quanto mais você usa as articulações, mas lubrificadas e saudáveis elas ficam. Por isso, use-as!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *