Como Reverter o Pré-diabetes

Como Reverter o Pré-diabetes

Pré-diabetes é uma alteração do metabolismo que pode evoluir para diabetes tipo 2, sendo considerados pré-diabéticos aqueles indivíduos cujos níveis de açúcar no sangue são elevados.

Cerca de 390 milhões de pessoas, no mundo, sofrem de diabetes, enquanto no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de brasileiros são acometidos pela doença.

Para entender melhor, a condição de pré-diabetes significa um estado já alterado do nível de glicose, embora ainda não tão alterado para ser considerado diabetes tipo 2.

É possível reverter o pré-diabetes?

Sim, o quadro de pré-diabetes pode ser revertido com algumas mudanças de hábitos, que vão desde adotar uma alimentação mais saudável, até procurar praticar regularmente exercícios físicos, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool.

Sem dúvida, apostar em uma alimentação mais saudável é essencial para quem quer reverter o quadro de pré-diabetes, do contrário, favorecerá o ganho de peso, fazendo com que a insulina pare de funcionar da forma adequada, e que com o passar do tempo o organismo fique resistente a esse hormônio, não conseguindo mais, portanto, reverter o quadro, e até acabar desencadeando o diabetes tipo 2.

Uma ótima maneira de controlar sua glicose forma natural é fazer o uso de algum produto natural, e o bio mass caps funciona muito bem para controlar sua diabetes para que você possa ter uma vida melhor.

Alimentação saudável

Como foi dito, o primeiro passo é investir em uma alimentação mais saudável, para isso:

  • Procurar ingerir mais alimentos ricos em água e fibras;
  • Consumir mais oleaginosas, como castanhas e nozes;
  • Consumir frutas e vegetais todos os dias;
  • Reduzir o consumo de carne vermelha e de alimentos de origem animal ricos em gordura;
  • Diminuir ou abolir o consumo de açúcar, incluindo, doces, bebidas industrializadas, refrigerantes etc.

Prática de exercícios

De acordo com um grande estudo chamado DPP (Diabetes Prevention Program), não apenas a mudança no cardápio pode ajudar a evitar a doença. Incluir na rotina a prática regular de atividades físicas, com certeza, ajudará na redução de peso e, dessa forma, diminuindo as chances de desenvolver diabetes tipo 2, em até 60%.

As atividades físicas ajudam de várias formas, desde promovendo a redução de massa gorda. O ideal é procurar fazer, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas por semana.

Evitar o cigarro

Parar de fumar, também, pode ajudar a melhorar a saúde, como um todo, pois o hábito de fumar aumenta a produção de radicais livres no corpo, que é um dos mecanismos por trás do desenvolvimento de algumas doenças, dentre elas, o diabetes tipo 2.

Evitar consumir muito álcool

Consumir exageradamente álcool, também, pode favorecer o ganho de peso, que está associado ao desenvolvimento da resistência ao hormônio.

Tratar com medicamentos

Em alguns casos, pode ser indicado o uso de alguns medicamentos, como a metformina, por exemplo, que se mostra eficaz em reduzir até 30% da progressão do pré-diabetes, número menor do que o da dieta e do exercício físico, mas já representando uma certa ajuda.

 

Enfim, reverter o quadro de pré-diabetes é possível, porém, para isso, é necessário apostar em mudanças de hábitos, dessa forma, com certeza,  evitará desenvolver o diabetes tipo 2.

Leave a Reply