6 Dicas para você emagrecer com saúde

6 Dicas para você emagrecer com saúde

Emagrecer, infelizmente, para a grande maioria das pessoas, não é nada fácil. E se o objetivo for a curto ou médio prazo, então, aí já acaba afetando a saúde.

O fato é que apostar em dietas super restritivas e milagrosas só serve para prejudicar a saúde e, comprovadamente, não trazer resultados definitivos.

Para que a dieta dê certo, ela tem que ser algo que possa ser levado para a vida inteira, como uma reeducação alimentar, por exemplo.

E se engana quem pensa que reeducação alimentar é passar fome e deixar de comer o que gosta. Na verdade é apenas buscar o equilíbrio, apostando, sempre que possível, em opções inteligentes, para detona gordura de uma vez por todas.

Quer saber como é fácil? Então veja abaixo 6 dicas simples para emagrecer com saúde, ou seja, se reeducar!

1. Prato equilibrado e variado

Acredite, quanto mais colorida e bonita, mais saudável será sua alimentação, aumentando a quantidade de nutrientes e variedade de alimentos no seu prato. Por isso, aposte em alimentos ricos em vitaminas e minerais para um prato mais saudável e saboroso. Invista em  frutas, legumes, verduras, diferentes tipos de proteínas (animal ou vegetal), cereais integrais, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), leites e derivados, que são essenciais para a alimentação diária.

  2. Evite alimentos industrializados

Quer emagrecer de forma saudável? Fuja de alimentos industrializados, eles são cheios de sal, gordura e açúcar, sem falar nos aditivos artificiais. Priorize alimentos que saíram da terra ou que foram minimante processados (feijão, queijos…) Até mesmo os temperos prontos possuem uma concentração alta de sal, ou seja, têm o sódio elevado, muito prejudicial à saúde.

3. Coma devagar e mastigue bem

Nosso cérebro demora cerca de 18 minutos para entender que está satisfeito. Por isso, o ato de mastigar bem (pelo menos 30x por garfada) ajuda a emagrecer. Ao comer devagar, o estômago “tem tempo” de avisar ao cérebro que já recebeu comida suficiente.

4. Beba muita água

No processo de emagrecimento, a hidratação possui um papel muito importante. O ideal é beber, ao menos, 2 litros de água por dia. Esse hábito irá melhorar seu metabolismo, intestino e ainda evitar a retenção de líquidos. Evite, ao máximo, ingerir refrigerantes e sucos de caixinha (que são cheios de açúcar e conservantes). Opte por bebidas como chás, café, leite, sucos naturais, água de coco, entre outros. Mas evite beber líquidos na hora de refeição pra não atrapalhar a digestão.

 5. Pratique exercícios físicos

E, claro, não só para emagrecer, mas para garantir mais saúde, os exercícios são fundamentais. E vale apostar em uma simples caminhada, lembrando que as atividades regulares vão lhe ajudar a perder aqueles quilinhos extras acumulados ao longo do tempo, além de fortalecer ossos e aumentar sua massa muscular, garantindo um corpo saudável e mais esbelto.A dica é começar fazendo uma caminhada pelo bairro, por exemplo,ou 40 minutos na esteira da academia, ou começar substituindo o elevador pelas escadas.  MEXA-SE!

 6. Sem exageros aos finais de semana

Como dito, dietas restritivas que não podem ser levadas pela vida inteira, não adiantam à longo prazo. Assim, para não desistir de sua reeducação, vale cometer deslizes! Ou seja, se você não consegue abrir mão daquele chocolate, ou sobremesa que adora, deixe para cometer esses deslizes aos finais de semana. Se proibir, com certeza, dieta nenhuma vai poder ser seguida por muito tempo. Assim, você não precisa abrir mão de suas paixões, apenas reservá-las para os finais de semana. Assim, estará comendo 80% bem, com escolhas saudáveis, sem abrir mão do que você ama, seja pão, doce, salgadinhos e etc…

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